Pesquisar este blog

sábado, 11 de outubro de 2014

Como acelerar seu computador e aumentar o desempenho para jogos e trabalho

Resolvi fazer este tutorial par ensinar as minhas técnicas para deixar seu PC mais rápido, tanto em desempenho geral para atividades como trabalho, navegação, etc, quanto para os jogos. Neste tutorial será requerido que você faça download de diversos programas, que irão lhe auxiliar e tornar possível a limpeza de seu pc.

Importante! Antes de tudo, eu estou aqui disponibilizando técnicas que eu testei, e que funcionam perfeitamente em meu pc, durante o tutorial eu advirto do perigo que poderá ocorrer do mal uso de algum desses programas ou técnicas que eu disponibilizei, mas de início, já advirto-lhes que de nada tenho culpa de quaisquer danos causados ao pc de vocês, pois tudo o que eu fiz aqui neste tutorial não é nocivo ao pc, e funciona no meu. São técnicas para melhorar seu pc, e só o mal uso de alguma delas poderá de alguma forma prejudica-lo.

1- Atualize e faça um scan completo com seu anti vírus:

   Mesmo que vá ser disponibilizado o download de ferramentas anti malwares mais avançadas que a maioria dos anti vírus normais neste post, é importante que você por primeiro passo atualize e passe seu anti vírus no seu computador, para limpar todas as ameaças que possam ter nele.

É importante que você use o escaneamento completo do sistema, pois ele escaneará todo o seu computador em busca de ameaças, independente do anti vírus que você usar. Mesmo que neste post irão ser disponibilizados downloads de programas mais potentes contra malwares (vírus) do que os anti vírus comuns, é importante que você execute o escaneamento com sua ferramenta anti vírus antes para garantir, pois nunca se sabe qual ferramente irá fazer o melhor escaneamento. Após o termino desta etapa reinicie o pc para a remoção adequada das infecções.

2- Use o MSConfig para deixar apenas os programas essenciais iniciando com o windows:

Importante, você não deve desativar nada que seja importante, como Firewall, Anti vírus, etc. Para abrir o MSconfig você deve ir no meno iniciar e digitar "msconfig". Caso use XP vá em executar e escreve Msconfig e entre nele.


Irá aparecer uma janela assim. Você deve ir em "Inicialização de Programas, e desativar todos os programas que não seja essencial que iniciem com o windows. Dê uma olhada em como está o meu:


Viu? Só estão ativados os programas extremamente necessários; O anti vírus, e o firewall.

Agora vá em Serviços, esta etapa será um pouco mais complicada. Estando na aba de serviços, você deve desativar todos os serviços desnecessários. Importante, marque a opção "Ocultar todos os Serviços da Microsoft, para evitar desativar algo importante, o resto geralmente é desnecessário.


Veja em como está configurado o meu MSconfig na aba Serviços, só está ativado o que de fato é necessário. O Anti vírus, o Firewall e o serviço de wireless. Provavelmente seu pc tem serviços e programas diferentes dos meus, dai cabe a você saber o que desativar ou não. Se não souber para que serve um programa, pesquise no google, geralmente achará alguma coisa útil lá. Após o termino desta etapa reinicie novamente o pc.

3- Instale anti malwares eficientes.

Dois ótimos programas anti malware que eu recomendo são o Superantispyware e o malwarebytes.


e


Eles são eficientes pela sua taxa de detecção, e pelo fato de pegarem malwares que os anti vírus comuns não pegam, no caso do Superantispyware, ele consegue remover os cookies de rastreamento por exemplo, que são uma espécie de arquivos utilizados por alguns sites para espionar seu navegador, e saber quais sites você acessa, e as vezes até o que você pesquisa. Ele remove isso! Dentre outras coisas danosas à seu pc. Você deverá baixar, instalar, checar as atualizações, e fazer um scan completo com esses programas, após o termino de ambos, reinicie seu pc novamente e vamos para a próxima etapa.

4- Baixe o iObit Uninstaller

iObit Unnistaller é um ótimo programa para desinstalar outros programas. Isto mesmo, ele executa o desinstalador do programa em questão, e ainda rastreia cada arquivo e pasta que sobrou do programa em questão no seu pc. Outro programa que recomendo é o Revo Unimstaller, ele cumpre a mesma função do iObit Uninstaller, porém com menos eficiência no quesito de rastrear tais programas.

Eu recomendo o iObit Uninstaller:


Opcional:


Se optou pelo revo uninstaller, você deve fazer o escaneamento em nível Avançado, e remover todos os itens que ele encontrar. No iObit Uninstaller será bem parecido, ele irá achar todos is itens remanescentes e você deverá excluir todos, tanto as pastas quanto registros, pois todos os itens remanescentes pós desinstalação não passam de lixos que o programa deixa, rastros desnecessários que deixam seu pc lento e atrasam o carregamento do registro. Você deverá efetuar o download deste programa, instala-lo, e tirar todos os programas inúteis do seu pc. Se você não sabe para que serve algum programa pesquise-o na internet, mas é de suma importância que você tire tudo o que é inútil, programas inúteis só tornam seu pc mais lento.

5- Baixe o CCleaner:

Um programa super recomendado é o CCleaner. Ele além de limpar os rastros do seu pc, limpa seu registro também. Ele tira erros do seu registro que deixam seu pc mais lento e deixam ele com erros.


complemento para deixar seu CCleaner mais potente:


Baixe e instale ambos os programas (o segundo é só um complemento do primeiro). E passe o CCleaner em seu pc. Na primeira parte você verá uma aba "limpeza" cuidado! Alguns itens que estão marcados podem ser úteis, vá em programas e desmarque por exemplo "sessão" de seu navegador, pois se você o tiver configurado para salvar as páginas abertas quando o fecha, você perderá as páginas salvas. Caso o contrário pode ativar a opção sem muitos problemas. Eu não recomendo que mecham nas opções do "avançado", justamente por serem muito avançadas e você poder marcar algo que vá prejudicar seu pc se for removido. Após realizar a limpeza, vá no módulo registro, e clique em "Procurar erros". Uma lista de erros será dada, clique em "corrigir erros selecionados", e quando ele te pedir se quer salvar as configurações do registro clique em não, pois isso é uma etapa desnecessária, é extremamente raro o CCleaner causar algum problema no seu registro, eu pelo menos uso ele há anos e nunca deu quaisquer problemas.

6- Delete todos os arquivos inúteis do seu pc.

É isso mesmo que você ouviu, você deve vasculhar as suas pastas, e deletar todos is aquivos que não usar, afim de liberar espaço no seu pc e deixa-lo mais rápido. 

7- Realize o download do programa Glary Utillities.


É um programa extremamente eficaz, e com ferramentas muito boas para você utilizar. Só tome cuidado ao utiliza-las, e siga as instruções do programa. Eu recomendo que façam o scan basico do programa, e vá em ferramentas e use as seguintes ferramentas na ordem proposta:

Registro do windows:

Reparação
Desfragmentar

Espaço em Disco:

Limpeza
Remover Pastas Vazias
Remover atalhos quebrados

Privacidade:

Apagar histórico (opcional, o CCleaner e o Scan basico do Glary já fazem isso, é mais como complementar que você pode usar isso. Novamente cuidado, ele pode deletar dados importantes do seu navegador se não configurar direito, como a sessão, ou cookies, caso tenha algum importante salvo)
Limpar espaço livre (deixe isso por último, quando terminar todo o tutorial)

Controle do sistema:

Itens da inicialização (extremamente importante, faça da mesma forma que você fez com o MSConfig, desative tudo o que não for importante, mas não desative nada do que não tenha certeza para que serve).

Discos Rígidos:

Desfragmentar
Verificar erros

Você pode fazer o download do programa Advanced System care se quiser, ele é muito bom também, é ótimo como programa complementar (eu uso ele como complementar), complementar pois ele tem praticamente as mesmas ferramentas do Glary, dai fica a seu critério qual deles baixar, e se irá baixar os dois.


7- Instale o Slim Drivers

O Slim drivers irá atualizar todos os seus drivers, você apenas deve instala-lo e executar o scan do programa. Ele irá te fazer uma lista com todos os drivers desatualizados, caso haja algum. Você deve clicar em download, e baixar cada um dos drivers. O slim drivers irá instalar automaticamente para você. Após a atualização de cada driver, você deve reiniciar o seu pc para que as mudanças sejam efetivadas. Atualizar seus drivers é de suma importância para que seu pc funcione com segurança e eficiência, pois versões antigas de drivers tem falhas de seguranças e problemas de instabilidades, que são corrigidas nas novas atualizações.


8- Atualize o windows e configure o 

Vá no menu inciar e escreva "windows update" e clique no primeiro item que aparecer. Feito isso, clique em "Procurar atualizações", e se houver alguma atualização disponível instale-a. 

[Opcional] Antes de instalar qualquer atualização é importante que você altere as configurações do windows update para ele apenas te notificar das atualizações e permitir-lhe que escolha quando baixa-las e instala-las. Por que? Porquê você pode estar jogando algum jogo online, ou realizando alguma tarefa que precise de internet, e o windows começar a atualizar sem seu consentimento, e enquanto ele estiver atualizando irá consumir muita conexão da internet, e alguma memória de seu pc.

9- Se lembra do Glary Utillities, naquela parte de Privacidade e limpar espaço livre que eu lhe disse para deixar para o final? Pois bem, esta é a hora de usa-lo. Quando você deleta algum arquivo, ele não é de fato deletado no disco,  continua lá como evidência, e deixando seu HD mais lento. Use esta ferramenta para limpar o seu HD, afim de deixa-lo mais rápido. As vezes é necessário um bom tempo para que ele realize isso, por isso você pode deixar seu computador de noite ligado para que ele possa limpar o espaço livre do seu HD facilmente.

10- Baixe e instale o programa Razer Game Booster, se você for Gamer, ele irá lhe ajudar muito a acelerar o pc. O Razer Game Booster permite que você faça uma biblioteca virtual, adicionando os jogos que quiser nele, afim de quando abrir algum jogo, ele automaticamente iniciar o Boost do seu pc (caso esteja aberto). Ele tem várias funções úteis como desfragmentar a pasta do jogo, realizar gravações e tirar prints da tela, etc, e você ainda pode configurar as características da aceleração! Como os programas que ele deve fechar, etc. Mas aprender isso depende de você, mecha no programa e entenda como ele funciona, garanto que irá gostar. 


11- Defina a prioridade dos seus processos como alta.

Definir a prioridade dos seus processos como alta irá dar mais memória ao processo em questão, sendo assim o jogo ou programa irá funcionar mais rapidamente do que antes. Para fazer isso você deve ir para seu gerenciador de tarefas (control+alt+delete) e ir em processos, ache o processo que você quiser definir como prioridade alta e clique com o botão direito em cima "definir prioridade do processo". Você pode definir como prioridade em tempo real, mas nem todos os computadores permitirão isso por questão de permissão. Alguns processos podem negar que você defina suas prioridades, por questão de permissão do arquivo. Caso você não saiba o processo do programa que você tenha aberto, vá em aplicativo, clique com o botão direito em cima do programa que você quer saber qual é o processo e clique em "ir para processo". Ele lhe mostrará o nome do processo do seu programa.

12- Configure seu pc para alto desempenho de energia. Ao menos que você seja paranoico com o gasto de luz, não terá problemas em configurar o gasto de energia do seu PC como alto desempenho. Para fazer isso você deve ir no menu inciar e escrever "Opções de energia", e abrir o primeiro item que aparecer. Na janela que se abrir, apenas selecione a opção "Alto desempenho". Ele irá gastar mais energia, porém o desempenho melhorará, e ele parará de se desligar quando você não o estiver usando (se quiser que ele continue hibernando depois de um tempo de uso é possível configurar isso em Alterar configurações do plano, mas cuidado ao mexer para não desativar algo que possa prejudicar seu pc ou lhe atrapalhar.) Talvez seja preciso repetir esse passo a cada atualização do windows, muitas vezes eu tive esse plano redefinido como "equilibrado" depois de alguma atualização do windows, mas faz um tempo que isso não ocorre.

13- Por fim, limpe seu computador. Limpar o computador por dentro é muito importante, pois ele com o tempo acumula poeira, e isso pode acabar por obstruir os coolers, tornar a circulação de ar mais dificultosa, cobrir peças importantes com poeira, assim causando um aquecimento maior do pc, resultando em uma performace mais sofrida. Caso você não tenha experiência em mexer com hardware, leve o computador para seu técnico fazer isso. Apenas abra seu pc, e use um pincel seco para tirar a poeira, e um pano úmido para limpar as partes de lata do gabinete. Sob hipótese alguma molhe alguma peça do computador, ou fique mexendo muito em alguma peça importante, até mesmo as descargas elétricas de seu corpo podem prejudicar alguma peça. Se você já mexeu com isso, não ha muitas preocupações, se você nunca fez uma limpeza do seu pc sozinho, e não quer levar no seu técnico para que ele faça isso, pode pesquisar alguns tutoriais na internet, ha tutoriais muito bons que ensinam a fazer isso. 

Caso seu computador continue lento demais ou cheio de erros, você deverá formata-lo. Para fazer isso pesquise algum tutorial na internet, ou fale com seu técnico. Também vale constar de que não ha milagres para computadores lentos, se seu pc tem um hardware fraco, só lhe resta a opção de comprar um novo, ou melhora-lo, novamente, fale com seu técnico caso se encaixe nesta descrição.

Dica:

Trocar a pasta térmica do processador, caso ela já esteja velha.
**Provavelmente você precisará de ajuda do seu técnico para fazer isso!

http://adf.ly/1OGvkD

Fim.

Quaisquer problemas que vocês encontrarem comentem abaixo, e bom jogo à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário